A madeira Pinus é originária dos Estados Unidos e chegou ao Brasil somente nos anos 70. Atualmente, o Pinus representa 30% das plantações florestais.
O Pinus vem suprindo uma parcela cada vez maior da necessidade atual de madeira e contribuindo para a diminuição do corte de florestais naturais. Espécies de Pinus é a mais plantadas no Brasil.
A árvore que dá origem a madeira Pinus é o Pinheiro, hoje muito cultivado em terras do sul e também do sudeste do país. O Pinus vem sendo utilizado principalmente para a confecção de móveis e objetos em geral, na construção civil é muito utilizada em caixarias, frontal, assoalho, forro e aberturas em geral.
Além disso, com essa madeira também é possível criar chapas, MDF, OSB, compensado, laminados, móveis e tábuas, que podem ser utilizadas na construção de casas, caixotarias e pellets.
Já a casca de Pinus é usada como substrato para plantas e na produção de mudas da própria espécie em tubetes. De modo geral, a partir do gênero de Pinus é possível produzir resina e outras substâncias.